A lista da discórdia!

Listas são sempre polêmicas. Geram discussões sem fim devido à opinião e o gosto pessoal de cada um. Tratando-se de cinema, então, isso é multiplicado. Uns preferem comédias e vão achar nesse estilo os melhores filmes, outros gostam de terror, drama e por aí vai.

Estou falando disso porque nesta semana o IMDb (Interntet Movie Database), um dos maiores serviços de dados online sobre filmes e séries, lançou uma lista com os 25 filmes mais bem avaliados dos últimos 25 anos, com o vencedor de cada ano. O interessante dessa lista é que a eleição foi feita por meio de voto popular dos seus quase 250 milhões de colaboradores em todo mundo.

Avaliando ano a ano achei ótimas as escolhas, mas vamos colocar uma pimenta nessa lista e ver alguns filmes lançados no mesmo ano para “compararmos” com os vencedores.

1990
Vencedor IMDb: Os Bons Companheiros.

Filmes do mesmo ano: O Poderoso Chefão Parte III, Dança com Lobos, Ghost, Uma Linda Mulher, Duro de Matar II, Rock V.

Meus pitacos: “Os Bons Companheiros” realmente é o melhor filme. O terceiro filme da série “O Poderoso Chefão”, apesar de ótimo, fica abaixo dos dois primeiros abrindo brecha para o vencedor.

1991
Vencedor ImDb: O Silêncio dos Inocentes.

Filmes do mesmo ano: O Exterminador do Futuro II, Delicatessen, A Família Addams, A Hora do Pesadelo VI, A Bela e a Fera.

Meus pitacos: “Silêncio dos Inocentes” disparado à frente dos outros. Um filme que poderia ser escolhido facilmente como um dos três melhores desses 25 anos.

1992
Vencedor IMDb: Cães de Aluguel.

Filmes do mesmo ano: Os Imperdoáveis, Drácula de Bram Stoker, O Último dos Moicanos, Chaplin, Instinto Selvagem, O Óleo de Lorenzo, Malcolm X, Mudança de Hábito, Alien III.

Meus pitacos: Esse ano foi histórico para o cinema, com filmes magníficos e que ficaram marcados como clássicos. Eu, como super-fã do Tarantino, deveria concordar com a escolha, mas tenho que me render ao “Drácula de Bram Stoker”. Obra de arte que utilizou técnicas clássicas do cinema de uma forma única, criando efeitos jamais vistos até aquele momento. Fotografia maravilhosa e interpretações mais que especiais.

1993
Vencedor IMDb: A Lista de Schindler.

Filmes do mesmo ano: Parque dos Dinossauros, O Estranho Mundo de Jack, Filadélfia, O Piano, A Firma, Dossiê Pelicano, O Anjo Malvado, Gilbert Grape – Aprendiz de Sonhador.

Meus pitacos: Outra escolha incontestável. A “Lista de Schindler”, além de ter marcado época com um roteiro lindo, se tornou uma referência pela sua bela fotografia e utilização magnífica das cores.

1994
Vencedor IMDb: Um Sonho de Liberdade.

Filmes do mesmo ano: Forest Gump – O Contador de Histórias, O Rei Leão, Pulp Fiction- Tempos de Violência, Assassinos por Natureza, O Máscara, Entrevista com Vampiro, O Carteiro e o Poeta, Stargate, Ed Wood, Lendas da Paixão, Star Trek – Generations.

Meus pitacos: Esse foi bem complicado de escolher, mas “Pulp Fiction” encabeça qualquer lista em que esteja. Eu disse que era um aficionado em Tarantino e esse filme foi o início de tudo. Interpretação, roteiro, diálogos, fotografia, trilha sonora… tudo nesse filme é perfeito. Pra mim um dos melhores de todos os tempos!

1995
Vencedor IMDb: Se7ven – Os Sete Pecados Capitais.

Filmes do mesmo ano: Toy Story, Coração Valente, 007 GoldenEye, Fogo Contra Fogo, Amigos para Sempre, Apollo 13, Casino, A Experiência, Waterword, Os 12 Macacos, Don Juan de Marco, Os Últimos Passos de um Homem, A Balada do Pistoleiro.

Meus pitacos: Esse foi mais fácil que mastigar água. “Seven” foi disparado o melhor filme do ano. Com uma interpretação fantástica de Brad Pitty e um roteiro de arrepiar, se tornou referência em filmes de suspense policial.

1996
Vencedor IMDb: Fargo.

Filmes do mesmo ano: Independence Day, Missão Impossível, Jerry Maguire – A Grande Virada, O Paciente Inglês, Romeo e Julieta, Evita, Um Drink no Inferno, Striptease, O Povo contra Larry Flynt, A Jurada, A Sombra e a Escuridão.

Meus pitacos: Boa escolha. “Fargo” é um grande filme. Outros filmes do mesmo ano, como o ganhador do Oscar “O paciente Inglês”, ficam no mesmo nível, mas “Fargo”, com o seu humor negro, tem algo de especial que nos prende na cadeira.

1997
Vencedor IMDb: A Vida é Bela.

Filmes do mesmo ano: Titanic, MIB – Homens de Preto, Contato, Los Angeles – Cidade Proibida, Gênio Indomável, Melhor é Impossível, Austin Powers, Jack Brown, O Cubo, Alien – A Ressurreição, Um Lobisomem Americano em Paris, O Chacal, Carne Trêmula, 007 – O Amanhã nunca Morre.

Meus pitacos: Nessa lista os melhores filmes poderiam ser: “Carne Trêmula”, “Melhor é Impossível” e até mesmo “Titanic”. Só não podia ser “A Vida é Bela”. Apesar de ser um filme gostoso de assistir, e até divertido, não passa disso. Os prêmios que ganhou me soam mais como uma homenagem a Benigni do que qualquer outra coisa.

1998
Vencedor IMDb: O Resgate do Soldado Ryan.

Filmes do mesmo ano: Armagedom, O Show de Truman, Elizabeth, Shakespeare Apaixonado, Possuídos, Encontro Marcado, FormiguinhaZ, Mulan, Vida de Inseto, Cidade dos Anjos.

Meus pitacos: Um ano também com grandes filmes, mas “O Resgate do Soldado Ryan” é, pra mim, o melhor filme de guerra já produzido. Nada mais justo.

1999
Vencedor IMDb: Clube da Luta.

Filmes do mesmo ano: Matrix, American Pie, Quero Ser John Malkovich, De Olhos Bem Fechados, Tudo Sobre minha Mãe, O Sexto Sentido, Beleza Americana, A Bruxa de Blair, A Múmia, À Espera de Um Milagre, Garota Interrompida, Magnólia, Boys Dont Cry, Toy Story 2, Stigmata, Star Wars – A Ameaça Fantasma.

Meus pitacos: Esse, sem dúvida, foi um dos anos de ouro do cinema. Não consegui nesta vasta lista escolher o melhor filme. Podem fechar o olho e escolher que será uma boa escolha. Com exceção, claro, de “Star Wars”. Brincadeirinha (rs). Foi um ano de muita experimentação, com “Matrix” desenvolvendo novas tecnologias de filmagens e efeitos, “Clube da Luta” apostando em uma linguagem inovadora e cheia de simbolismos, assim como “Magnólia” e suas mensagens subliminares. “A Bruxa de Blair” mostrando ao mundo os filmes found footage, e os investimentos em filmes cults como “Quero Ser John Malkovich”.

2000
Vencedor IMDb: Amnésia.

Filmes do mesmo ano: Gladiador, O Tigre e o Dragão, X-MEN, Dançando no Escuro, Quase Famosos, Réquiem Para Um Sonho, Snatch – Porcos e Diamantes, Corpo Fechado, Duelo de Titãs, Amores Brutos, Psicopata Americano, Miss Simpatia, Chocolate, Traffic, A Fuga das Galinhas, Eren Brockovich.

Meus pitacos: Lista mais que especial também. “Amnésia” é um baita filme. Seu roteiro é fantástico e a montagem do filme uma das melhores do cinema, mas “Dançando no Escuro” merece esse prêmio com honras e flores. Um dos melhores filmes que vi. Se quiser saber mais leia aqui.

2001
Vencedor IMDb: Senhor dos Anéis – A Sociedade do Anel.

Filmes do mesmo ano: Pearl Harbor, Velozes e Furiosos, A Viagem de Chihiro, Planeta dos Macacos, O Fabuloso Destino De Amélie Poulain, A.I – Inteligência Artificial, Hannibal, Vanilla Sky, Cidade dos Sonhos, Harry Potter, Os Outros, Shrek, Moulin Rouge, Uma Mente Brilhante, Uma Lição de Amor, Bicho de Sete Cabeças, Monstros S.A.

Meus pitacos: Uma lista com grandes filmes, mas que infelizmente foram lançados junto com o primeiro capítulo da trilogia “Senhor dos Anéis”. Com sua megaprodução, fez com que os filmes de fantasia voltassem a ser destaque e mostrou que é possível fazer com que um filme seja tão bom ou melhor do que a obra física em que foi baseado. Escolha mais que merecida.

2002
Vencedor IMDb: O Senhor dos Anéis- As Duas Torres.

Filmes do mesmo ano: Homem-Aranha, Minority Report, A Nova Lei, Gangues de Nova Iorque, Frida, Identidade, Sinais, Cidade de Deus, Star Wars – Espisódio II, O Dragão Vermelho, Irreversível, O Pianista, Um Amor para Recordar, Harry Potter e A Câmara Secreta, Herói, A Identidade Bourne, Chicago, A Era do Gelo.

Meus pitacos: Vale o mesmo comentário da seleção anterior, mas com um adendo: o segundo filme da saga “Senhor dos Anéis” conseguiu algo que aterroriza os diretores de qualquer trilogia: fazer com que o segundo filme fosse tão bom quanto o primeiro. Talvez isso se deva à filmagem contínua da série. Funcionou.

2003
Vencedor IMDb: O Senhor dos Anéis – O Retorno do Rei.

Filmes do mesmo ano: Sobre Meninos e Lobos, Procurando Nemo, Elefante, Kill Bill, O Novato, X-Men II, Matrix Reloaded, Oldboy. Escola do Rock, Monster, Could Mountain, Mestre dos Mares, O Último Samurai, O Massacre da Serra Elétrica, A Vida de David Gale, 21 Gramas, Meu Nome é Rádio, Hulk, Peter Pan, Piratas do Caribe – A Maldição do Pérola Negra.

Meus pitacos: Nesse ano, apesar da manutenção da qualidade em o “Retorno do Rei”, houve dois filmes que os superaram: “A Vida de David Gale” e “21 Gramas”. O primeiro faz uma reflexão incrível sobre a pena de morte, gerando um grande questionamento sobre a justiça e o julgamento feito nesses casos. Com uma grande interpretação de Kevin Space, é um filme que deveria ser visto em qualquer escola ou faculdade do mundo. Já “21 Gramas” é um drama de tirar o fôlego que mostra toda a qualidade do trabalho do grandíssimo Sean Pen. Vencedor do Oscar nesse ano com “Sobre Meninos e Lobos”, sua interpretação em 21 gramas é ainda melhor.

2004
Vencedor IMDb: Brilho Eterno de Uma Mente Sem Lembranças.

Filmes do mesmo ano: Homem-Aranha 2, Os Incríveis, A Paixão de Cristo, A Supremacia Bourne, Shrek 2, Harry Potter – O prisioneiro de Azkaban, Colateral, Hotel Ruanda, Kill Bill Volume 2, Eu, Robô, Crash – No limite, A Vila, As Branquelas, O Operário, Madrugada dos Mortos, Efeito Borboleta, Tróia, Chamas da Vingança, O Aviador, Expresso Polar.

Meus pitacos: Nesse ano o destaque vai para as grandes interpretações de Leonardo DiCaprio em “O Aviador”, James Caviesel em “Paixão de Cristo”, Denzel Washington em “Chamas da Vingança”, Tom Cruise em “Colateral” e a grande surpresa: Jim Carrey em “Brilho Eterno de Uma Mente Sem Lembranças”, mostrando ao mundo que, além de um bom comediante, sabe arrancar lágrimas também pela emoção. Falando sobre os filmes, com certeza o melhor do ano foi “Crash – No Limite”. Uma obra de arte que fala de pré-conceitos que estão em todos nós, mostrados de forma nua, crua e bela. Se quiser saber mais acesse aqui.

2005
Vencedor IMDb: Batman Begins.

Filmes do mesmo ano: A Fantástica Fábrica de Chocolate, Constantine, O Jardineiro Fiel, Guerra dos Mundos, Madagascar, Star Wars – Episódio III, O Exorcismo de Emily Rose, Memórias de Uma Gueixa, Harry Potter e o Cálice de Fogo, King Kong, As Crônicas de Nárnia – O Leão, a Feiticeira e o Guarda-roupa, Cruzada, Sin City, Robôs, O Segredo de Brokeback Mountain, O Albergue, O Senhor das Armas, A Noiva Cadáver, A Luta pela Esperança, Syriana, A Casa de Cera, V de Vingança.

Meus pitacos: Mais uma vez discordo do eleito. Apesar de “Batman Begins” ser o primeiro passo do novo formato mais forte e realista da franquia, nesse ano acho que “O Exorcismo de Emily Rose” foi o melhor. Há anos o cinema não tinha um filme de suspense com a mesma intensidade. Com uma interpretação digna dos maiores prêmios, Jennifer Carpenter, que antes era vista somente como uma coadjuvante em comédias pastelões, tomou pra ela a rédea do filme e deu vida a uma personagem perturbadora.

2006
Vencedor IMDb: Os Infiltrados.

Filmes do mesmo ano: 007 – Cassino Royale, Pequena Miss Sunshine, O Labirinto do Fauno, O Diabo Veste Prada, Superman – O retorno, 300, Filhos da Esperança, Apocalypto, Silent Hill, Déjà Vu, A Casa do Lago, 16 Quadras, À Procura da Felicidade, O Código Da Vinci, Adrenalina, Cartas De Iwo Jima, Diamante de Sangue.

Meus pitacos: Concordo com a escolha. “Os Infiltrados” conta com um grande elenco e grande atuação de Matt Damon e Leonardo DiCaprio. Menção honrosa a “007 – Cassino Royale”, que agora com Daniel Craig ganha nova vida, e “Pequena Miss Sunshine”, uma comédia dramática que faz com que revejamos os nossos conceitos de família.

2007
Vencedor IMDb: Na Natureza Selvagem.

Filmes do mesmo ano: Ratatouille, Tropa de Elite, O Ultimato Bourne, Eu sou A lenda, O Gângster, Juno, Motoqueiro Fantasma, Homem-Aranha III, Beowulf, Onde Os Fracos Não Tem Vez, O Som do Coração, Atividade paranormal, Os Indomáveis, Transformers.

Meus pitacos: “Na Natureza Selvagem” é com certeza o melhor desse ano. Com uma trilha linda composta por Eddie Vedder, o filme conta a história real de Alexander Supertramp que sai pelos EUA em busca de uma vida baseada em uma sobrevivência simples e sem laços afetivos, mas em seu caminho suas ideologias são colocadas à prova todo o tempo. Lindo filme com final surpreendente.

2008
Vencedor IMDb: Batman, O Cavaleiro das Trevas.

Filmes do mesmo ano: Wall-e, O Incrível Hulk, O Homem de Ferro, Fim dos Tempos, O Curioso Caso de Benjamim Button, Hancock, Vicky Cristina Barcelona, Ensaio Sobre a Cegueira, Guerra ao Terror, 007 – Quantum of Solace, Crepúsculo, O Leitor, Gran Torino, Dúvida, Leonera, Rede de Mentiras, Quem Quer Ser Um Milionário? , 10.000 AC, O Menino do Pijama Listrado.

Meus pitacos: Concordo com a escolha. Além de ser um filme fantástico, somente a interpretação de Heath Ledger como coringa já valeria a vitória. Com uma trama de tirar o fôlego, o filme é intenso do começo ao final e atende à expectativa de todos dos fãs dos quadrinhos.

2009
Vencedor IMDb: Bastardos Inglórios.

Filmes do mesmo ano: Avatar, UP Altas Aventuras, Star Trek, Distrito 9, Watchmen, X-Men Origens – Wolverine, Crepúsculo – Lua Nova, A Era do Gelo 3, Preciosa, Sherlock Holmes, Inimigos públicos, Anjos e Demônios, Coraline, Onde Vivem Os Monstros, Uma Noite no Museu, Anticristo, A Orfã, Sempre ao Seu Lado, A Fita Branca, Invictus, G.I Joe – Comando Cobra

Meus pitacos: La vem o Tarantino novamente pra me deixar confuso. “Bastardos Inglórios” é um grande filme com todos os temperos de Tarantino. Apesar de “Avatar” ter revolucionado o cinema com seus efeitos especiais, seu roteiro é bem comum, me fazendo concordar com a escolha de “Bastardos” como melhor filme do ano. O gostinho de vingança ao ver aquele cinema pegando fogo é algo inexplicável.

2010
Vencedor IMDb: A Origem.

Filmes do mesmo ano: Toy Story 3, A Rede Social, Ilha do Medo, Tropa de Elite 2, Kick Ass – Quebrando Tudo, Crepúsculo – Eclipse, Cisne Negro, Alice no País das Maravilhas, Homem de Ferro 2, Fúria de Titãs, o Livro de Eli, O Lobisomem, Karatê Kid, Os Mercenários, O Discurso do Rei, Salt, 72 Horas, Comer, Rezar, Amar, O Fim da Escuridão.

Meus pitacos: “A Origem” é muito bom, mas “Cisne Negro” é fantástico. O roteiro criado sobre uma das maiores obras de dança de todos os tempos é algo fenomenal. A atuação de Natalie Portman, que lhe rendeu o Oscar de melhor atriz, é poderosa. Filme magistral e foi o melhor de 2010.

2011
Vencedor IMDb: Intocáveis.

Filmes do mesmo ano: Meia Noite em Paris, Rango, A Árvore da Vida, Crepúsculo – Amanhecer, Capitão América – O Primeiro Vingador, A Pele que Habito, Melancolia, Planeta dos Macacos – A Origem, O Palhaço, Thor, Super 8, Rio, Drive, Os Agentes do Destino, Atividade Paranormal 3, A Invenção de Hugo Cabret, Carros 2, Se Beber Não Case 2.

Meus pitacos: “Intocáveis” é um bom filme, delicioso de se assistir, mas não é nem de longe o melhor de 2011. “A Pele que Habito” é o melhor desse ano e se concorresse em outros anos seria em muitos também o melhor. Pedro Almodóvar é um gênio e seus filmes entrariam em qualquer lista de Top 5 em seus anos de lançamento. Com temas sempre muito polêmicos, ele consegue mostrar, de forma sutil, uma realidade que para muitos de nós seria chocante ou controversa.

2012
Vencedor IMDb: Django Livre.

Filmes do mesmo ano: Os Vingadores, Batman – O Cavaleiro das Trevas Ressurge, 007 – Operação Skyfall, O Hobbit – Uma jornada Inesperada, Jogos Vorazes, Prometheus, Argo, As Aventuras de PI, Valente, A Era do Gelo 4, O Mestre, Ted, O Lado Bom da Vida, Lincoln, Sombras da Noite.

Meus pitacos: Tarantino mais uma vez na frente e mais uma vez com minha concordância. “Django” é uma mistura de Cinema Spaghetti, comédia e aventura, tudo isso misturado em uma bacia com muito sangue, ingrediente preferido do diretor. Com cenas hilárias, ótima trilha sonora e personagens incríveis, o filme merece o prêmio de melhor de ano.

2013
Vencedor IMDb: O Lobo de Wall Street.

Filmes do mesmo ano: Gravidade, Jogos Vorazes – Em chamas, O Homem de Aço, Homem de Ferro 3, Guerra Mundial Z, Thor – O Mundo Sombrio, O Hobbit – Desolação de Smaug, Invocação do Mal, Meu Malvado Favorito 2, Os Suspeitos, Wolverine – Imortal, Oblivion, Trapaça, Capitão Phillips, Elysium, Mama, Se Beber Não Case 3, 12 Anos de Escravidão, Carrie – A Estranha, Faroeste Caboclo.

Meus pitacos: “O Lobo de Wall Street” é o vencedor com milhas de distância. A interpretação de Leonardo DiCaprio é primorosa e já faz com que esse filme leve o prêmio de melhor do ano. O desonesto e inconsequente personagem de DiCaprio nos faz ter por ele sentimentos contraditórios, ao mesmo tempo que repugnamos suas atitudes, sentimos uma pontinha de vontade de sermos iguais a ele pelo menos por um tempo em nossas vidas. Demais.

2014
Vencedor IMDb: Interestelar.

Filmes do mesmo ano: X-Men – Dias de um Futuro Esquecido, Guardiões da Galáxia, Malévola, Jogos Vorazes – A Esperança Parte 1, Boyhood, Planeta dos Macacos – O Confronto, O Hobbit – A batalha dos Cinco Exércitos, Noé, Transformers – A Era da Extinção, O Grande Hotel Budapeste, A Culpa é das Estrelas, Rio 2, Lucy, Divergente, Exodus, Godzilla, Transcendente, Corações de Ferro, Robocop – A Origem, O Jogo da Imitação, Whiplash, Drácula – A História Nunca Contada, Birdman, Clube de Compras Dallas.

Meus pitacos: “Birdman”, “Whiplash” e “Clube de Compras Dallas” são os melhores filmes de 2014, muito à frente do razoável “Interestelar”. São filmes para se ter em casa. Os pontos fortes são as atuações magistrais dos atores principais, com destaque para Matthew McConaughey como o soro positivo Ron Woodroof.

Fiz aqui essas listas com os filmes que eu assisti, lançados em cada um desses anos. Gostaria da avaliação de vocês sobre os vencedores de cada ano e saber se discordam ou indicam outros filmes de suas preferências.

Comentários

André Luiz é publicitário, sócio fundador da Origami Propaganda, músico e um apaixonado pelo cinema. Viciado em páginas de Design e programas de culinária, mesmo sem saber aplicar nada na cozinha. Amante do futebol, tanto no campinho do bairro quanto nos grandes estádios, e das suas companhias: o "tira-gosto" e a cerveja.