COMUNICAÇÃO E MARKETING: Parceria de sucesso – produção de conteúdo, SEO e links patrocinados

As estratégias de marketing digital colocam de um lado as técnicas de Search Engine Optimization (SEO) e produção de conteúdo, que trabalham principalmente a atração de tráfego orgânico, e de outro os links patrocinados, como o Google AdWords, cuja atração é feita por meio de investimentos em anúncios pagos. Porém, essas estratégias são complementares e, juntas, podem trazer excelentes resultados para o seu negócio.

A produção de conteúdo próprio – desde que educativo e relevante – é um mecanismo eficiente para a atração de clientes, pois aumenta o alcance nas redes sociais, cria um elemento de diálogo com o seu público alvo e ajuda a ganhar autoridade junto ao Google. Essa estratégia, além dos benefícios citados, faz com que sites e redes sociais sejam atrativos e ganhem visitas com investimentos baixos ou até mesmo de maneira gratuita.

O SEO entra como uma ação complementar à produção de conteúdo, pois o Google exige uma série de boas práticas para que os sites possam se destacar em seu buscador. Essas boas práticas também estão relacionadas aos modelos de excelência em escrita – como a utilização de português correto, produção de artigos originais, utilização de formatação, coesão de texto, entre outros. Assim, para o marketing digital, produção de conteúdo e SEO caminham juntos.

Porém, a estratégia de se tornar referência de seu mercado com a publicação de conteúdos educativos e relevantes dificilmente irá gerar resultados a curto prazo. Conseguir recomendações, chegar ao topo dos resultados de pesquisas orgânicas e se tornar autoridade em um nicho de mercado leva, pelo menos, alguns meses de muito trabalho, mensuração e planejamento.

Estratégias complementares

Apesar de demandar tempo e esforço, a produção de conteúdo próprio e SEO contribuem de maneira determinante para a construção e consolidação da imagem de uma empresa. Mas é possível reduzir esse tempo de trabalho e alavancar com mais rapidez as suas estratégias de marketing digital: investir em links patrocinados como o Google AdWords.

Os links patrocinados possuem algumas vantagens que podem impactar o negócio rapidamente. Essa ferramenta coloca o site de uma empresa na primeira página do buscador do Google e vai além, pois encontra pessoas no momento em que elas procuram determinados produtos ou serviços, ou seja, atrai um consumidor mais qualificado e que tem mais chances de fechar negócio.

O Google AdWords ainda permite testar a taxa de conversão das palavras-chaves para o seu negócio, pois por meio de testes e análises é possível identificar quais delas dão os melhores resultados ou quais não apresentam vantagens para o negócio. Ao identificar quais as palavras-chaves mais interessantes para a sua empresa, fica mais fácil trabalhar as estratégias de SEO e otimizar a produção de conteúdo, que terá melhor ranqueamento em motores de busca.

Dessa forma, na hora de definir a sua estratégia de marketing digital, é interessante traçar um planejamento que mescle tanto o alcance orgânico quanto os links patrocinados. Assim é possível criar um modelo de divulgação mais eficiente e abrangente para o seu negócio sem que precise fazer investimentos vultosos.

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