Sonda Voyager 2 alcança espaço interestelar

A sonda Voyager 2 está viajando por quase 20 bilhões de quilômetros. Agora, finalmente, ela ultrapassou os limites do Sistema Solar e chegou ao espaço interestelar. E os números não param de impressionar: o feito aconteceu depois de 40 anos.

A missão que foi lançada em 1977, essa semana, realizou mais um feito: a sonda enviou as primeiras mensagens diretamente do espaço interestelar. Os dados demoraram para chegar à Terra, pois tiveram que ultrapassar a heliosfera – área do Sistema Solar tomada por ventos provenientes do Sol.

Por incrível que pareça, essa região é bem movimentada e tem alta interferência do campo magnético e das partículas enviadas pelo Sol. Ela fica na fronteira entre nosso sistema e o resto da Via Láctea. As informações vindas da Voyager 2, falam sobre essa região do espaço

Os cientistas que publicaram as novas medições da Voyager 2 no periódico científico Nature Astronomy, acreditam que essas são informações essenciais para a compreensão do espaço interestelar. Agora, além de continuar analisando as informações enviadas pela Voyager, a NASA considera lançar uma nova missão espacial interestelar em 2030.

Os pesquisadores visam estudar a heliosfera com mais precisão, desenvolvendo uma sonda mais tecnológica que viabilize medições mais precisas.

LEIA MAIS

 

Comentários