A sonda Voyager 2 está viajando por quase 20 bilhões de quilômetros. Agora, finalmente, ela ultrapassou os limites do Sistema Solar e chegou ao espaço interestelar. E os números não param de impressionar: o feito aconteceu depois de 40 anos.
A missão que foi lançada em 1977, essa semana, realizou mais um feito: a sonda enviou as primeiras mensagens diretamente do espaço interestelar. Os dados demoraram para chegar à Terra, pois tiveram que ultrapassar a heliosfera – área do Sistema Solar tomada por ventos provenientes do Sol.
Por incrível que pareça, essa região é bem movimentada e tem alta interferência do campo magnético e das partículas enviadas pelo Sol. Ela fica na fronteira entre nosso sistema e o resto da Via Láctea. As informações vindas da Voyager 2, falam sobre essa região do espaço
Os cientistas que publicaram as novas medições da Voyager 2 no periódico científico Nature Astronomy, acreditam que essas são informações essenciais para a compreensão do espaço interestelar. Agora, além de continuar analisando as informações enviadas pela Voyager, a NASA considera lançar uma nova missão espacial interestelar em 2030.
Os pesquisadores visam estudar a heliosfera com mais precisão, desenvolvendo uma sonda mais tecnológica que viabilize medições mais precisas.
LEIA MAIS
- Casa real que inspirou Harry Potter por de ser alugada no Airbnb
- Orquestra Ouro Preto e Academia Orquestra Ouro Preto recebem Cristian Budu no Sesc Palladium
- Após sete dias de evento, 3º Festival Drummond e 18ª Semana Drummondiana atraem 4.500 pessoas
- O fim de um legado: Skank encerra as atividades