Sabia que Lua foi atingida por um meteoro?

Na última segunda-feira, 21, milhões de pessoas mundo afora tiveram a chance de assistir, a olho nu, o primeiro eclipse lunar total de 2019. Quem permaneceu acordado durante a madrugada, além ver a Terra se posicionar entre o Sol e a Lua, também conseguiu conferir um fenômeno conhecido como Lua de Sangue, quando o satélite natural fica num tom avermelhado.

eclipse_lunar_sangue_2019

O eclipse foi avistado em toda a América, África, Europa e parte do oceano Pacífico. Mas o que muita gente não viu foi que, além disso, a Lua foi atingida por um meteorito. Isso mesmo! De acordo com a New Scientist, a colisão só foi percebida após relatos de pessoas que assistiam às transmissões ao vivo do eclipse.

Muita gente disse ter percebido um pequeno flash de luz na superfície lunar durante o vídeo. Um usuário do fórum Reddit chegou a cogitar a hipótese de que poderia ser uma queda de meteorito. A suposição foi confirmada pelo astrônomo José Maria Madiedo, da Universidade de Huelva, na Espanha.

Por meio do Twitter, o cientista mostrou o ponto exato em que o meteorito caiu e a hora precisa em que isso aconteceu: 2h41min no horário de Brasília.

LEIA MAIS

 

Comentários

Tatiana Linhares. Muitas. Jornalista. Mineira. Tatuada. Outono e primavera. Pão de queijo. Livros. Música. Revistas. Cinema. Teatro. Futebol. Cruzeiro. Viagens de carro. Areia e mar. Esmalte colorido. Cerveja gelada. Família grande. Incontáveis amores. Paixonites agudas. Saudade. Simplicidade. Palavras