Pela primeira vez astrônomos registram uma imagem de um buraco negro

Esta quarta-feira, 10 de abril, entrou para a história. Foi divulgada, pela primeira vez, a imagem captada de um buraco negro. A Fundação Nacional de Ciência dos Estados Unidos e os representantes do projeto ‘Event Horizon Telescope’ (EHT), uma rede de radiotelescópios espalhados pelo planeta, anunciaram o feito em entrevistas coletivas simultâneas em Washington, Bruxelas, Santiago, Xangai, Taipé e Tóquio.

O buraco negro cuja imagem foi divulgada está no centro da galáxia M87, a cerca de 50 milhões de anos-luz da Terra. Ele tem 40 bilhões de quilômetros de diâmetro, o que representa mais ou menos 3 milhões de vezes o tamanho da Terra.

No fim do ano passado, pesquisadores anunciaram a confirmação da teoria da relatividade ao estudar uma estrela orbitando um buraco negro. Mas essa é a primeira vez que se observa um buraco negro diretamente. Isso graças ao projeto ‘Event Horizon Telescope’ (EHT). Formado por uma rede de radiotelescópios espalhados pelo planeta, o projeto combinou esses observatórios por meio de uma técnica chamada interferometria.

Um buraco negro é algo muito escuro, mas a massa que ele suga forma um disco de acreção, que fica tão quente que brilha e emite luz. Por isso o registro foi possível! Confira no vídeo abaixo!

LEIA MAIS

Comentários