Uma descoberta científica impressionante vem chamando a atenção: foi confirmada a existência de um imenso buraco negro no centro da nossa Via Láctea. A descoberta e confirmação do fato foi feita por pesquisadores alemãos do Observatório Europeu Austral.
Por meio do uso de um VLT, tipo gigantesco de telescópio muito grande, eles conseguiram observar o buraco negro, batizado de Sagittarius A*. Sua presença na Via Láctea já era especulada, mas apenas agora foi possível confirmar que ele realmente está lá!
E outra descoberta, com ares apocalípticos foi feita, a de que ele está engolindo nossa galaxia. Mas, não há o que temer tão cedo. A atração da Via Láctea ao buraco negro é um processo extremamente lento e estima-se que pode levar milhões e milhões de anos.
Os cientistas destacaram ainda que a descoberta de um buraco negro nem sempre é algo que possa ser visto, efetivamente. Na maior parte das vezes, esse tipo de fenômeno é identificado graças a radiatividade em seu entorno. E é justamente por isso, que essa descoberta é ainda mais impressionante. Os cientistas alemães puderam não só detectar o buraco negro por meio de telescópio, como também identificarão materiais em sua órbita a apenas 30% da velocidade da luz.
O observatório disponibilizou ainda um vídeo com algumas imagens da descoberta. Está aqui, uma possibilidade única para entender um pouco mais sobre o fenômeno que virou alvo de pesquisa de grandes cientistas da atualidade, como Stephen Hawking e Albert Einstein.
LEIA MAIS
- Alunos da mineira Catas Altas acompanham restauração de artes sacras no projeto de Educação patrimonial
- “Bohemian Rhapsody” é a música mais reproduzida por streaming do século 20
- Com produção de BNegão, Bia Ferreira lança seu primeiro registro em estúdio: o single “Eu Boto Fé”
- Acontece nesta terça-feira a última reunião do Conselho de Política Cultural. Confira a pauta de discussões!