Nasa divulga fotos do “Cometa de Natal”

No último domingo (16), o cometa 46P/Wirtanen passou bem próximo à Terra e pôde ser registrado pela Nasa. Ele é o mais brilhante avistado nos último 20 anos. E justamente em comemoração à uma das festa mais populares do fim de ano, foi apelidado de “O Cometa do Natal”.

Ele passou a cerca de 11 milhões de quilômetros da Terra. Algo entorno de 30 vezes a distância de nosso plante até a Lua. Mesmo parecendo ser uma longa distância, o cometa pôde ser visto a olho nu. A Nasa informou ainda que esse cometa completa sua órbita a cada cinco anos e meio e que, geralmente, ela passa distante da Terra. Mas não foi o que aconteceu neste ano.

Esse cometa tem outros marcos históricos: é o que passou mais próximo do nosso planeta em 70 anos e a décima maior aproximação em toda a era moderna.

Quem observou o céu no domingo conseguiu ver sua passagem. Ele emitiu uma cor verde, bastante comum em cometas como os conhecidos Lovejoy e o Machhol, graças à uma nuvem brilhante de gás e poeira que envolve o cometa. Suas composições de cianogênio e carbono diatômico brilham na cor verde quando ionizada pela luz solar.

De acordo com Paul Chodas, um dos gerentes no Laboratório de Propulsão a Jato da Nasa em Pasadena, na Califórnia, a passagem do cometa possibilitou aos astrônomos a oportunidade de estudar um cometa de perto com telescópios terrestres, tanto ópticos quanto de radar. Isso porque seu brilho e sua aproximação foram significativos a ponto de dispensar ferramentas para sua observação. Durante a passagem, o cometa esteve localizado na constelação de Touro.

O cometa foi descoberto em 1948 pelo astrônomo Carl Wirtanen. Ele tem uma largura de 1,1 quilômetro e sua órbita é considerada rápida para um cometa,  já que os de período longo costumam completar suas órbitas em 200 anos ou mais.

LEIA MAIS

Comentários

Tatiana Linhares. Muitas. Jornalista. Mineira. Tatuada. Outono e primavera. Pão de queijo. Livros. Música. Revistas. Cinema. Teatro. Futebol. Cruzeiro. Viagens de carro. Areia e mar. Esmalte colorido. Cerveja gelada. Família grande. Incontáveis amores. Paixonites agudas. Saudade. Simplicidade. Palavras