Nasa descobre planeta com características próximas às da Terra

Encontrar um novo planeta nos arredores do sistema solar não é uma novidade para a NASA. Mas, algumas características do mais novo planeta descoberto pela agência espacial tornam o HD 21749b um achado notável. Sozinhas, essas características, não seriam extraordinárias, mas a combinação tornou o essa notícia significativa, justamente pelo que tem de semelhante com a Terra.

HD 21749b é três vezes o tamanho do nosso planeta e 23 vezes em massa. É um planeta de tamanho médio, na fronteira entre planetas similares à Terra, como Netuno. A temperatura por lá é de cerca de 150º C. Apesar de quente para os padrões humanos, trata-se de uma temperatura relativamente baixa, em comparação – nenhum outro planeta do sistema solar possui tal temperatura equilibrada.

Outra característica singular é a proximidade com a Terra: HD 21749b está a “somente” 53 anos-luz daqui. Essas condições de semelhança podem ser determinantes para que ele se torne fundamental no estudo de como um planeta ode ser potencialmente gêmeo da Terra. Aprimorar as pesquisas sobre HD 21749b pode ser um passo inédito no estudo de planetas que possam suportar a vida humana e das condições que tornam outros locais inóspitos e inabitáveis.

LEIA MAIS

Comentários

Tatiana Linhares. Muitas. Jornalista. Mineira. Tatuada. Outono e primavera. Pão de queijo. Livros. Música. Revistas. Cinema. Teatro. Futebol. Cruzeiro. Viagens de carro. Areia e mar. Esmalte colorido. Cerveja gelada. Família grande. Incontáveis amores. Paixonites agudas. Saudade. Simplicidade. Palavras