Menina de 16 anos irá concorrer ao Prêmio Nobel da Paz

Em agosto de 2018, uma jovem ativista faltou a um dia de aulas para ir sentar na porta do Parlamento Sueco segurando um cartaz escrito: “Greve Escolar pelo Clima”. Mesmo com a insistência dos pais para que ele não o fizesse, Greta Thunberg persistiu e viu vários colegas se juntarem a ela naquele mesmo dia.

De lá pra cá, a adolescente repetiu a ação por quase todas as sextas-feiras! Essa dedicação gerou uma enorme repercussão para o movimento. Hoje, em mais de 70 países. estuantes realizam protestos semelhantes utilizando a mesma frase. Assim, em menos de um ano, o movimento de Greta se tornou global. P

Nessa sexta-feira, 15 de março, pode acontecer uma das maiores manifestações ambientalistas do movimento. Milhares de alunos, em cerca de 100 países, irão faltar às aulas para exigir que os governos de seus países tomem providências urgentes em relação às alterações climáticas.

Por sua iniciativa, Greta Thunberg acabou de ser nomeada para concorrer ao Prêmio Nobel da Paz. A adolescente sofre de mudez seletiva e de síndrome de Asperger, que afeta as capacidades de comunicação. Segundo ela, “isso significa que apenas falo quando acho que é necessário”. Em entrevista ao jornal The Guardian, Greta frisou que “posso levar a vida inteira tentando, mas acho que não será necessário. Algo tem de acontecer em breve, caso contrário não temos qualquer hipótese”.

Freddy Andre Oevstegaard, membro do Partido da Esquerda Socialista, que nomeou Greta, explicou que o fato de uma jovem se lançar em uma companha em massa contribui enormemente para a paz. “Propusemos Greta Thunberg porque, se não fizermos nada para travar as alterações climáticas, estas originarão guerras, conflitos e refugiados”.

LEIA MAIS

Comentários

Tatiana Linhares. Muitas. Jornalista. Mineira. Tatuada. Outono e primavera. Pão de queijo. Livros. Música. Revistas. Cinema. Teatro. Futebol. Cruzeiro. Viagens de carro. Areia e mar. Esmalte colorido. Cerveja gelada. Família grande. Incontáveis amores. Paixonites agudas. Saudade. Simplicidade. Palavras