Para quem não sabe, São Nicolau é considerado o verdadeiro Papai Noel, já que foi sua história que deu início à lenda propagada no mundo inteiro. Canonizado pela igreja católica, acreditava-se que o corpo do santo estava enterrado em Bari, na Itália. Uma recente descoberta pode mudar isso.
Arqueólogos turcos afirmam ter encontrado um santuário, quase intacto, sob a Igreja de São Nicolau, em Antalya, na Turquia. Há registro de que o líder religioso nasceu na mesma província. O que daria ainda mais veracidade à ideia de que ele teria sido sepultado lá.
De acordo com matéria na Revista Galileu, por meio do uso de um tipo específico de raio x, foi possível encontrar a estrutura do santuário. Os arqueólogos turcos descobriram aidna que uma grande quantidade de mosaicos no chão, dificulta o acesso ao santuário, já que precisam ser preservados.
Eles pretendem escavar a área no entorno e acreditam que, durante o processo, encontrarão o corpo intacto do santo. Caso isso aconteça, a ideia de que os restos mortais de São Nicolau estejam em Bari será refutada. Carol Meyers, diretora de uma organização que pesquisa o legado do santo, entrevista recente, afirmou que a especulação ainda é prematura e que uma equipe de pesquisadores e especialistas internacionais será escalada para examinar tudo o que for encontrado nas escavações.
LEIA MAIS
- Sem sintetizadores, single da Suco de Lúcuma traz texturas psicodélicas
- Com entrada gratuita, Escola Livre de Música de Itabira recebe nesta terça-feira o último recital em 2018
- Banda Vanguart produz álbum com repertório de Bob Dylan em tempo recorde
- Cantautora itabirana Maíra Baldaia lança DVD no Itaú Cultural em São Paulo