A cor dos mares pode mudar por causa do aquecimento global

Um estudo publicado, recentemente, na Nature Communications afirma que as cores que vemos nos oceanos podem mudar até o final deste século! Segundo o estudo, os mares tropicais, em tons de azul, ficarão ainda mais azuis e brilhantes. Já os mares de águas frias e muito ricas em nutrientes, normalmente visto em tons mais esverdeados, mais escuros.

Essas transformações ocorrerão devido às mudanças climáticas que vem afetando as populações de pequenos organismos aquáticos, os fitoplânctons. São eles que convertem a luz solar em energia química por meio da fotossíntese. Anna Hickman, co-autora da pesquisa, explicou em declaração oficial que da mesma forma que as plantas em terra são verdes, o fitoplâncton também é. “A quantidade e os diferentes tipos de fitoplâncton afetam a cor da superfície do oceano”.

cientistas-cidadaos01

Ela acredita que identificar mudanças nesses organismos é muito importante. “Eles são pequenas plantas marinhas que contribuem com cerca de metade da fotossíntese global e são a base da cadeia alimentar marinha”. Os pesquisadores que participaram do estudo chegaram a essas conclusões usando um método que prevê como temperatura, correntes oceânicas e acidez do oceano afetam o crescimento e os tipos de fitoplâncton na água.

Também fez parte do estudo, analisar como essas mudanças poderiam afetar a absorção e reflexão da luz na superfície do oceano. Os resultados revelaram que se a temperatura da superfície do mar global subir 3ºC até 2100, a cor de mais da metade dos oceanos irá mudar. Mas, infelizmente, a maior parte das mudanças não será tão drástica que possa ser vista a olho nu.

LEIA MAIS

Comentários

Tatiana Linhares. Muitas. Jornalista. Mineira. Tatuada. Outono e primavera. Pão de queijo. Livros. Música. Revistas. Cinema. Teatro. Futebol. Cruzeiro. Viagens de carro. Areia e mar. Esmalte colorido. Cerveja gelada. Família grande. Incontáveis amores. Paixonites agudas. Saudade. Simplicidade. Palavras