Encontrada formação rochosa que pode comprovar existência de ligação entre o Brasil e a África

Você sabia que a Namíbia, na África, e o Brasil já estiveram ligados? É o que diz um estudo realizado por pesquisadores da Universidade da Virgínia Ocidental, nos Estados Unidos. O artigo foi publicado na revista científica PLOS One afirma que foram descobertas formações de rochas vulcânicas que comprovam essa teoria.

Os cientistas acreditam que blocos de gelo passavam pela formação rochosa na Namíbia em direção ao Brasil. Calcula-se que isso foi a cerca de 300 milhões de anos, quando os continentes e o clima eram diferentes do que conhecemos hoje.

Essa importante descoberta foi feita em uma expedição dos geólogos Graham Andrews e Sarah Brown. Eles se surpreenderam ao descobrir indícios de geleiras na Namíbia, já que a região é conhecida pelo clima seco e a paisagem desértica. Os especialistas ainda analisaram imagens de satélite para conseguir dimensionar o tamanho e o padrão das rochas. Foi então que perceberam grandes sulcos comprovando que o gelo se movia rápido, esculpindo a superfície rochosa.

Além disso, foram consultados trabalhos sobre antigos depósitos de gelo na América do Sul. Eles demonstram que em algumas regiões do Brasil foram encontradas substâncias de geleira, sugerindo que o material que acabou no Brasil tinha origem da Namíbia. A partir dessas primeiras pesquisas será possível saber mais sobre as características glaciais do país africano.

LEIA MAIS

Comentários